martes, 8 de junio de 2010

Janaína Amado: Jacinta Passos, corazón militante

Hay días en que el don de bilocación se extraña más de lo acostumbrado: y hoy es uno de esos días, ya que entre las 18 y 21 horas estaremos -espiritualmente, al menos- junto a Janaína Amado. La celebración es doble, ya que además del homenaje de una hija a la memoria de su madre, el libro Jacinta Passos, coraçao militante es el rescate de una escritora comprometida con su arte y con su tiempo, cuyos libros eran de muy restringido acceso, tanto por el tiempo que medió entre que fueron editados como por el exiguo número de ejemplares de cada edición. Si no recuerdo mal, de Canción de partida, en 1945, salieron 200 ejemplares.

La vida intelectual de Brasil -y, por qué no, del continente-se enriquece así de nuevos lectores de Jacinta Passos; y los que conocemos a Janaína de la blogosfera, podremos completar la imagen de tan valiente y hermoso testimonio.

No debe ser fácil tarea biografiar a alguien que estuvo íntimamente ligado a las alegrías o dolores de nuestra infancia. Janaína-por los diversos testimonios que dejó en su blog- supo abordar con maestría la propia memoria y comprender el asombro o el temor de aquella niña que iba acompañada por el padre a visitar a su madre recluída. En dicho sentido, este libro no sólo abarca la vida de Jacinta Passos: de un modo sutil, por los intersticios de una memoria en plenitud y gozo de ser memoria, este libro abraza aquella vida.

Y como nadie mejor que Janaína para hablar de su madre, reproduzco aquí algunos párrafos de sus blogs Enredos e Tramas y Acreditando no Truque.

Mulher, feminista, comunista, separada do marido, empobrecida, louca. Muitos foram os estigmas que Jacinta Passos enfrentou. Sua trajetória de vida absolutamente singular, bem como sua fidelidade às ideias e valores que elegeu, levaram-na a chocar-se diuturnamente contra tudo e todos, na contramão do tempo. Seus embates foram duríssimos. Não fugiu a nenhum. Ao contrário, parece que os buscou. Pagou um preço pessoal muito alto pelas escolhas que fez. Jamais se apresentou como vítima. Caneta e lança na mão, escudo de ferro no peito, foi como guerreira que se apresentou, lutando até o último dia de vida contra muitos, inclusive contra uma parte de si mesma. Venceu, foi derrotada e recomeçou várias vezes, sem nunca ter perdido de todo a ternura, como aconselhava Che Guevara – o Che da Revolução Cubana que ela tanto admirou –, pois foi poeta até morrer.
Este é o primeiro parágrafo da biografia de minha mãe que escrevi, e que consta do livro Jacinta Passos, coração militante, que será lançado no dia 8 de junho, terça-feira próxima, no Espaço Unibanco de Cinema Gláuber Rocha, na Praça Castro Alves, Salvador, de 18 às 21 horas. O volume reúne a obra completa em verso e prosa de Jacinta, inclusive inéditos, sua fortuna crítica e ensaios escritos especialmente para a edição. Em breve, o livro, que é uma coedição da Corrupio e da Edufba, estará nas livrarias do país, inclusive nas virtuais. A partir da próxima semana, já poderá ser comprado pelo site da Edufba.

O volume traz de volta uma mulher corajosa e uma poeta importante, falecida em 1973, que, por falta de circulação das obras, estava caindo no esquecimento. Espero que contribua para reavivar o interesse em torno da literatura e da figura de Jacinta Passos, gerando novos estudos sobre ela.

Para mim, pessoalmente, além de poder contribuir para o resgate de uma escritora, sinto um tipo de felicidade muito pessoal, difícil de traduzir. Trata-se da realização de um desejo fundo, de um sonho que já me pareceu quase impossível, porém agora é realizado: o reencontro com minha mãe (com quem não fui criada) e, por meio dele, com a minha própria história.

6 comentarios:

Gerana Damulakis dijo...

O lançamento foi maravilhoso! Janaína realizou o sonho.

IV: a antologia já seguiu para a direção que você me enviou, é uma ótima antologia, avise quando chegar.

Lisarda dijo...

Janaína e Jacinta merecíam este rencontro: um acontecimento, com certeza.

Obrigadamente obrigadísimo, Gerana!

Eliane F.C.Lima dijo...

Tenho um blogue, no qual faço análise literária e posto nomes novos e antigos - "Literatura em vida 2" (http://literaturaemvida2.blogspot.com) - e, pesquisando sobre a escritora Jacinta Passos, sobre a qual pretendo fazer uma postagem brevemente, cheguei a seu blogue e a sua postagem, o que me encheu de satisfação, pois ela foi uma grande escritora e grande mulher.
Eliane F.C.Lima

Lisarda dijo...

Eliana, seja bemvinda!Obrigado por a visita, já irei ao seu blog.

Anónimo dijo...

These ingredients also function ωith each other to assiѕt
lighten the skin and maintain the geneгal look all-natural and constant.



mу blog ... rt74.eu

Anónimo dijo...

Τherе are variouѕ сausеs why inԁiѵiduals choose this bеlt.


Here is mу page: wiki.cocev.de